Noticias

Individuo x Contemporaneidad

Tema marca el lanzamiento del curso de Especialización en Psicopedagogía.

Cuota

Una verdadera clase de apertura. Así fue la conferencia del coordinador del curso de Psicología en Bahiana, Prof.ª Mônica Daltro, na última sexta-feira à noite, na Unidade Acadêmica Brotas. La lectura Psicopedagogía en Contemporánea: un campo para la promoción de la salud marcó el lanzamiento del curso de Especialización en Psicopedagogía en Bahiana, cujas aulas tiveram início no sábado, 04 de junho. O curso é coordenado pela experiente psicopedagoga Débora Silva de Castro Pereira e tem uma carga de 715 horas/aulas, dividida em dois módulos, sendo um teórico e outro prático com a realização de um estágio em instituições sociais, com atendimento a crianças.

"Nuestro curso, aunque estamos comenzando la primera clase en el Bahiana, tem uma história que vem junto com a do Cria (Centro Psicopedagógico Vocacional e Recursos Humanos), que começou em 1990, com prof. Jorge Visca”, diz Prof.ª Débora que conta, ao seu lado, com a vice-coordenadora do curso e psicopedagoga do NAPP, Josélia Abreu.

gimnasio
En su discurso, la Prof. Mônica, quien es Maestra en Medicina y Salud Humana, por Bahiana, explanou o indivíduo no mundo de hoje e as novas relações contemporâneas. “O mundo contemporâneo valoriza muito mais o consumo. E se isso é assim, hoje tudo é provisório, volátil, as relações são descartáveis. Esse consumo vai além da compra, da relação com o objeto, chegando ao consumo em relação ao tempo, por exemplo”, explicou.

De forma leve, a coordenadora do curso de Psicologia também falou sobre como o pedagogo hoje tem que estar preparado para lidar com crianças e jovens com referenciais diferentes dos que ele teve em seu período de formação. Isto, não julgando como bom ou ruim, “mas estabelecendo que as mudanças estão ocorrendo nos diferentes âmbitos, e talvez esses novos referenciais sejam os mais adequados para se lidar com este mundo que temos hoje”.

¡Mira las fotos!